Stefanini Capital Market amplia área de atuação e espera dobrar o número de clientes em 2019

Dfreire

Três anos e meioapós a união da Tema Sistemas à Stefanini para criação da Stefanini Capital Market, a empresa potencializa as sinergias para ampliar a participação de market share no mercado brasileiro. Segundo o CEO da Stefanini Capital Market, Erickson Fonseca, com a conclusão da solução BankPro, a empresa está pronta para ampliar a sua presença em bancos e corretoras de todos os tamanhos. A expectativa é dobrar o número de clientes até o final do próximo ano.

Seguindo a linha de auxiliar os clientes no processo de transformação digital, a Stefanini Capital Market conta com uma suíte completa para automatizar os processos de backoffice de renda fixa e renda variável, tanto para grandes quanto médios e pequenos bancos e corretoras. A implantação da nova plataforma pode ser modular, de acordo com a necessidade da instituição financeira.

“Oferecemos uma grande vantagem competitiva ao permitir que as instituições tenham a alternativa de modernizar suas soluções de forma suave e incremental, sem a obrigação de se submeterem aos processos traumáticos das tradicionais ‘migrações BIG BANG’, que preconizam o desligamento da solução completa de uma única vez”, explica Fonseca.

“Ainda na linha da transformação digital, estamos trabalhando na adoção do modelo de conteinerização das aplicações, ou seja, entregamos a aplicação em pacotes que contêm tudo que é necessário para que ela rode corretamente, independente do ambiente. A conteinerização contribui para uma entrega mais fácil e rápida e uma implantação mais ágil e confiável das nossas aplicações, permitindo uma gestão menos complicada do lado do cliente, o que desonera bastante a equipe de TI”, afirma o CEO.

Um das principais soluções da Stefanini Capital Market é o BankPro, uma suíte de soluções para o mercado de capitais, que abrange a gestão dos produtos de renda fixa e de renda variável, atendendo de forma completa as funcionalidades exigidas pelos órgãos reguladores e pela equipe de backoffice das instituições financeiras, que é responsável por fazer o acompanhamento do dia a dia de cada operação.

A solução BankPro é composta por diversos módulos, entre eles o BankPro-Open, BankPro-SOFT, BankPro-BTC, BankPro-Pricing e BankPro-Clearing. O primeiro módulo, focado nas operações com títulos públicos e privados, oferece controles amplos e com elevado nível de automação direcionados tanto para o backoffice da tesouraria dos bancos quanto o para o backoffice das corretoras, que visa atender as demandas de clientes de varejo.

A segunda solução – BankPro SOFT – responsável pelo controle de operações de swap, opções flexíveis e termos de moeda negociados na B3. A nova versão do produto, com previsão de lançamento para primeiro trimestre de 2019, permitirá também o controle das operações de balcão, negociados originalmente na CETIP, vindo atender uma demanda crescente do mercado.

A Stefanini Capital Market também aposta na solução BankPro – BTC, que permite o recebimento, validação, interpretação, envio de mensagens e monitoramento da conectividade com a B3. Oferece ainda recursos para facilitar a negociação, renovação e liquidação dos contratos de aluguel pela área responsável. Trata-se de uma solução robusta, flexível e escalonável, que atende prontamente às necessidades do setor financeiro, proporcionando aos clientes atendimento personalizado em três frentes no segmento da bolsa: Liquidante, Custodiante e as Corretoras.

O BankPro – Pricing resolve as principais carências para controle dos títulos privados e públicos, que são a complexidade dos cálculos dos preços da curva e de mercado, amortização e juros, ausência de padronização das informações cadastrais e montagem das extensas agendas de eventos financeiros que demandam leitura e interpretação das escrituras de emissão desses títulos. Entre os principais diferenciais é possível destacar: possibilidade de centralização e padronização das atividades relacionadas aos preços dos títulos públicos e privados; ampla parametrização no cadastramento dos instrumentos financeiros, permitindo a inclusão correta dos mais diversos títulos em negociação no mercado, com prudência e confiabilidade na manutenção das informações, conforme exigido pela Resolução Normativa 4277, e redução dos riscos operacionais, contábeis e gerenciais.

De acordo com Alexandre Cota, diretor de negócios da Stefanini Capital Market, a implantação desta solução propiciou uma redução de 80% no tempo de processamento da Carteira de Renda Fixa de uma grande instituição financeira no Brasil, que é uma das referências neste segmento.

Já o BankPro – Clearing tem como objetivo centralizar a responsabilidade de registro das operações nas câmaras, permitindo que os gestores possam cadastrar os legados existentes na instituição, conforme a necessidade operacional. Para garantir a confiabilidade das transações executadas neste módulo, o sistema possui um painel de visualização dos registros que é intuitivo e de fácil manuseio, permitindo que o usuário do sistema execute as suas funções com praticidade.

“Esse conjunto de soluções desenvolvidas especialmente para o setor financeiro possui alto grau de parametrização e se adequa perfeitamente às necessidades dos nossos clientes. Estamos totalmente preparados para ampliar nossa atuação e conquistar novos clientes”, finaliza Alexandre Cota.
Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 31 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação.

Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 40 países, a Stefanini foi apontada, pelo terceiro ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2017.
Informações para Imprensa
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.(11) 5105-7171
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Eline Menezes – eline@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br

Start typing and press Enter to search