Stefanini desenvolve nova solução de matrículas on-line para o Senac-RS

Dfreire

São Paulo, outubro de 2018 – O Senac-RS, instituição de educação profissional que oferece cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação, extensão, idiomas e EAD em diversas áreas, contratou a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, para modernizar e desenvolver uma nova solução de matrículas on-line, alinhada com métodos do e-commerce.

Para a concepção e desenvolvimento da solução, a Stefanini utilizou o Stefanini Dive, que consiste em uma abordagem holística que visa ser atalho para ajudar na criação e validação de soluções de forma inovadora, em cinco dias. Durante esse período, as equipes da Stefanini e do Senac-RS trabalharam de maneira colaborativa e com um mix de métodos como: Design Thinking, Design Sprint e Lean Startup, desde a concepção do problema até a entrega de um protótipo validado da solução desenvolvida, com foco em trazer uma solução digital para ampliar os resultados da instituição e oferecer melhores experiências aos clientes.

Por meio desta solução, o Senac-RS realiza a venda de cursos totalmente on-line, permitindo que o pagamento seja feito através de cartão de crédito. “Nessa imersão, tivemos a oportunidade de interagir com todas as áreas de negócios integrando os processos financeiro, acadêmico, vendas entre outros, o que nos possibilitou uma visão sistêmica e Institucional da solução. O resultado foi uma nova forma de matrícula alinhada à necessidade de nossos clientes e com as práticas de e-commerce”, diz José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.

“No atual momento de Transformação Digital, o cenário dos negócios se tornou mais competitivo e dinâmico. Neste contexto, as empresas precisam ser mais rápidas e assertivas, com foco nas necessidades e expectativas do consumidor. O Senac-RS tinha a necessidade de inovar e criar soluções disruptivas para aumentar o volume das vendas. Envolvemos todas as áreas da instituição para viabilizar e definir a melhor maneira de apresentar o produto a ser desenvolvido, a partir da utilização de métodos criativos e colaborativos”, afirma Breno Barros, diretor de Inovação & Negócios Digitais da Stefanini.

Um dos grandes desafios do projeto foi desenvolver uma arquitetura de sistemas de e-commerce que o Senac-RS não tinha até então, considerando as premissas de segurança e alta disponibilidade. Além disso, foi realizada a remodelagem de processos de negócio com frentes de trabalho específicas para cada tema como, por exemplo, matrícula e financeiro.

Com a finalização desse projeto, o Senac-RS conquistará ainda mais eficiência operacional, dos seus canais. “Esta solução trará benefícios tanto para o cliente, que poderá realizar sua matrícula de forma totalmente on-line, sem a necessidade da presença física na escola, quanto para a própria instituição, que aposta neste canal de vendas como o mais relevante nos próximos anos”, complementa.

“Mais de 50 pessoas participaram do redesenho de processos que vão desde a navegação no site, gestão de portfólio, precificação, matrícula, pagamento, enturmação e certificação do aluno. A certeza de que o e-commerce trará resultados significativos para o Senac e para o cliente foi nosso principal motivador”, relata José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.

Sobre o Senac-RS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade.

Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 31 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação.
Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).
Presente em 40 países, a Stefanini foi apontada, pelo terceiro ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral de 2017.

Informações para Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel: (11) 5105-7171
Contatos:
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Eline Menezes – eline@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br

Start typing and press Enter to search