IHM, empresa do Grupo Stefanini, apresenta o iTrack, ferramenta para controle de qualidade e rastreabilidade em laticínios

Dfreire

A IHM Stefanini, empresa do Grupo Stefanini focada na vertical de indústria, apresenta para o mercado a solução iTrack, voltada para controle de qualidade e rastreabilidade na indústria de lácteos. A ferramenta permite que todos os dados do processo produtivo de um laticínio sejam armanezadas em um só lugar, dispondo-os de maneira simples e objetiva. Uma vez digitalizados, os torna-se possível encontrar qualquer dado instantaneamente, o que caracteriza um maior controle sobre a produção, com facilidade e agilidade para analisar as informações.
A ferramenta tem outras importantes funcionalidades. Ela permite ver e corrigir uma não conformidade no momento em que ela ocorre, o que reduz a variabilidade do processo e contribui para uma maior qualidade do produto. Além disso, a análise dos dados permite ver como cada fator impacta no processo, o que possibilita direcionar ações para melhorar o rendimento.
“O iTrack controla melhor a produção sem a necessidade de grandes investimentos. Para utilizar a ferramenta, basta ter um computador ou tablet com acesso à internet. Todos os dados são armazenados na nuvem e o sistema pode ser acessado de qualquer lugar”, explica Pedro Henrique Couto, um dos idealizadores do produto.
O iTrack usa um QR-code para cada um dos lotes, bastando escaneá-lo para ter acesso a todas as informações daquela unidade logística. Como a rastreabilidade tem sido cada vez mais exigida por varejistas e mesmo consumidores, também há facilidades nesse sentido: a ferramenta permite apresentar garantias e mesmo emitir o código de barras EAN-128, exigido por algumas redes de supermercado.
Há espaço ainda para dados além dos habitualmente exigidos em auditorias, como, por exemplo, os ingredientes utilizados e o tanque em que um determinado lote de queijos é produzido, o que permite uma rastreabilidade ascendente. A ferramenta é capaz de projetar o rendimento embalado, que é a quantidade do produto a ser efetivamente comercializada – dado extremamente valioso para o planejamento..
“O iTrack vai muito além de um banco de dados. Trata-se de uma solução pensada para garantir a rastreabilidade, reduzir as não conformidades e fazer com que as análises e decisões de negócio sejam baseadas em dados reais da produção, o que pode gerar ganhos de rendimento de 2% a 5%”, comenta Rudá Martins, Gerente de Inovação da IHM Stefanini.
No mês de agosto, a solução foi premiada na InovaLácteos, prêmio voltado para a inovação no setor e que aconteceu dentro da Feira para a Indústria de Lácteos (FORLAC), realizada em Lambari/MG.

Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 31 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação.
Presente em 40 países, a Stefanini foi apontada, pelo terceiro ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2017.

Sobre a IHM:
A IHM Stefanini é a empresa do grupo voltada para a vertical da indústria, e se vale de sua experiência de mais de 24 anos de mercado para catalisar a transformação e otimização da indústria brasileira. Possui em seu portfólio soluções verticais que vão desde o chão de fábrica até soluções corporativas, incluindo inteligência de dados, automação, sistemas especialistas e otimização de processos industriais. O iTrack é mais uma iniciativa nesse sentido, buscando trazer a inovação para o setor de laticínios e tendo sido desenvolvido em parceria com o setor.
Informações para Imprensa
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.(11) 5105-7171
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Eline Menezes – eline@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br

Start typing and press Enter to search